Criar uma Loja Virtual Grátis
Sociedade Sul Riograndense
Sociedade Sul Riograndense


A Sociedade Sul Riograndense é a mais antiga entidade representativa do povo gaúcho que existe, seguida de longe pelo "Grêmio Gaúcho", fundado em 22 de maio de 1898, a "União Gaúcha de Pelotas", em 10 de setembro de 1899, "O Centro Gaúcho de Bagé", em 20 de setembro de 1899 e o "Grêmio Gaúcho de Santa Maria" e, 08 de setembro de 1901.

Este núcleo de tradições resultou da união de um grupo de gaúchos, alguns deles revolucionários que foram presos e deportados de Porto Alegre e que aqui no Rio de Janeiro resolveram fundar esta Sociedade, com caráter beneficiente e intenção de reunir cada vez maior número de gaúchos aqui residentes e ajudar os menos favorecidos pela sorte, até proporcionando meios para o retorno à terra natal.

No dia 08 de novembro de 1857, Antônio Coruja, primeiro gramático do Brasil, fundou a SOCIEDADE RIOGRANDENSE BENEFICIENTE E HUMANITÁRIA, que visava reunir os gaúchos "de posses" residentes na Capital do Império para ajudar os gaúchos "necessitados" no Rio de Janeiro, inclusive proporcionar meios para o seu retorno à terra natal.

Tamanho foi o desenvolvimento da Sociedade na área de beneficiência, do humanismo e da cultura, que teve os seus atos reconhecidos através do Decreto 2933 de 11/06/1862, assinado pelo Conselheiro do Estado, o Marquês de Olinda e chancelado por Sua Majestade o Imperador Dom Pedro II, lhe concedendo a "Autorização de Atuação Beneficente e Humanitária".

Na sua evolução politica, econômica, social e beneficiente, a Sociedade passou por importantes modificações na sua estrutura, mudou o nome para SOCIEDADE SUL RIO-GRANDENSE e, em 14/08/1975, foram criados os departamentos de sede campestre, cívico cultural e esportivo.

Coube à SOCIEDADE SUL RIO-GRANDENSE a articulação de um movimento que visava angariar fundos para erguer uma estátua do Marechal Osório, Marquês do Herval, na Capital do império para perpetuar a imagem do digno militar representante do povo gaúcho. O monumento, erguido no antigo Largo do Paço, hoje Praça XV de Novembro, foi inaugurado em 12/11/1892.

No dia 20/09/1977 a diretoria da Sociedade emposssa a primeira patronagem do recém criado Centro de Tradições Gaúchas Desgarrados do Pago.

Sociedade Sul Riograndense

AV. João XIII n° 5000 Sta.Cruz  Rio de janeiro


O Fundador

 O Professor e filólogo Antônio Alvares Pereira Coruja, 1º Gramático do Brasil, nascido em Porto Alegre no dia 30/08/1806, junto com outros 24 gaúchos fundou a SOCIEDADE RIOGRANDENSE BENEFICENTE E HUMANITÁRIA, que visava reunir os gaúchos "de posse" residentes na Capital do Império para ajudar os gaúchos "necessitados" no Rio de Janeiro, inclusive proporcionar os seus retornos à terra natal, e visava, ainda, nesse convívio de ricos e pobres gaúchos a exaltação do amor ao Rio Grande, pela sua gente, pela sua história e pela sua Tradição.


 

Para conhecer mais, acesso o site: https://www.sociedadesulriograndense.org.br/







Venha Participar da Invernada Artistica Norma Serpa você tambem

Entre em contato conosco pelo telefone (21) 24637693 / 24184265/ 996144611/ 982826320

E-mail: as.brixner@bol.com.br